CONSELHO PAROQUIAL
CONSELHO PAROQUIAL
CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL
O que é ?
“Deve ser um grupo representativo de pessoas, assumindo dos diversos setores que, sob a coordenação do Pároco, organiza, anima e faz caminhar a pastoral em toda a Paróquia.”
TAREFA:
- 1. Atuar ma contínua reflexão sobre a vida e a realidade paroquial, capacitando-se com os meios necessários e instrumentos propícios e eficientes que o auxiliam a atingir o fim desejado.
- 2. Elaboração e execução de um planejamento visando:
- a capacitação em todos os níveis da comunidade;
- a eficácia da ação pastoral como integração dos recursos e atividades humanas;
- a transformação da realidade.
CONDIÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DO C.P.P.
- 1. Uma mudança renovada:
- “tornar-se necessário educar o clero e o povo para uma mentalidade de comunhão e de participação de colaboração e corresponsabilidade.”
- “Esta nova mentalidade deve ser cristo-cêntrica, comunitária e missionária, de serviço e diálogo, de ministério, de corresponsabilidade, de colaboração, de colaboração, de fé, de culto, etc.”
- 2. Uma preparação adequada
O C.P.P é um instrumento novo na vida da Igreja tanto para o clero quanto para os leigos.
Tanto a hierarquia como a comunidade de fiéis deve ser preparada. Conscientização dos princípios que estão na base deste novo organismo de comunhão e participação.”
O C.P.P nascerá como conseqüência de uma vida comunitária básica, de uma consciência eclesial, de uma pastoral renovada e adaptada. Nascerá da experiência de uma grupo de cristãos que se convertem e querem fazer um caminho de santidade em conjunto.”
CARACTÉRISTICAS DO C.P.P
- estrutura organizada funcional;
- sinal representativo da comunhão e da unidade de toda a comunidade local;
- organismo de participação responsável à vida da comunidade e através dele a missão da Igreja.
Sugestões
- 1. Planejamento anual (Plano de Ação) sob forma de mapa ou calendário, envolvendo:
- eventos litúrgicos e sócio-cultural-econômico;
- encontros de formação que possibilitem adquirir competência e habilitação no campo de atuação dos membros do C.P.P;
- formação litúrgica para a criação de uma Pastoral Litúrgica e reestruturação das Equipes de Celebração de: Eucaristia, Matrimônio, Batismo, etc (DP 924-925; SC 543-544…) Culminância do PRNM.
- Encontro de confraternização anual com avaliação do ano e replanejamento para o ano, seguinte nos moldes do método: VER-JULGAR-AGIR.
- 2. Criação do Conselho Econômico (Cân 537)
- 3. Relação dos membros do C.P.P com endereço, telefone e sua identificação (função) para todos visando melhor introsamento e facilitando a comunicação no Conselho.
- 4. Quadro de freqüência evitando distração e perda de tempo nas assinaturas, possibilitando uma visão geral da situação de cada membro do C.P.P. Que seja registrado na Ata somente os ausentes e está assinada pelo Pároco, pela secretária e dois ou mais membros.
ESTATUTOS DO CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL – CPP DA INSTITUIÇÃO E SUAS FINALIDADES
I – DA NATUREZA
Art. 1. O CPP é o organismo representativo da comunhão do Povo de Deus na comunidade Paroquial, sob a presidência do Pároco, e que se rege pelo Cânon 136 e pelo presente estatuto. É presidido pelo Pároco (Cf. Código de Direito Canônico, Cânon 532), podendo, se o preferir, entregar a presidência das reuniões para o Coordenador ou algum membro do CPP. O conselho – como o próprio nome indica – é consultivo. A última instância é o pároco, ou em nível superior, o Bispo Diocesano.
II – DA FINALIDADE
Art. 2. O CPP tem por finalidade:
2.1. Promover a animação da fé e a comunhão da comunidade paroquial com a Diocese e a ação evangelizadora, buscando novos caminhos e novas pistas para a concretização do Reino de Deus, sempre numa atitude de Serviço à Igreja e ao mundo;
2.2. Assumir com o Pároco a elaboração, decisão e execução do plano de ação pastoral e da Assembléia Paroquial que se realizará no máximo a cada dois anos ou por convocação extraordinária;
2.3. Empenhar-se para que as prioridades da Diocese se concretizem na Comunidade Paroquial; a Paróquia não pode caminhar isolada da Caminhada da Diocese.
2.4. Integrar a caminhada pastoral das diversas comunidades;
2.5. Refletir e dar seu parecer sobre as diversas experiências pastorais, subsídios e outras iniciativas paroquiais.
2.6. Promover a unidade e a participação entre os paroquianos;
2.7. Fundamentar o funcionamento da Paróquia dentro dos princípios: PASTORAIS, MORAIS, ÉTICOS E HUMANOS.
2.8. É dinamizador e concretizador das opções pastorais da Igreja Particular de Valença.
III – DA COMPOSIÇÃO
ART. 3. Compõe o CPP:
3.1. O Pároco;
3.2. Os Vigários e Administradores Paroquias;
3.3. Os Diáconos;
3.4. O(a) Representante dos(as) Religiosas (as);
3.5. O(a) Coordenador(a) do CPP;
3.6. O(a) Secretário(a) Paroquial;
3.7. O Dirigente e Conselheiro de cada Comunidade;
3.8. Coordenadores dos Movimentos e Pastorais que existam no nível de Paróquia, ou seja, que consiga atingir a maioria das Comunidades.
IV – DOS CARGOS
ART. 4. O Coordenador do CPP e o Secretário serão eleitos na Assembléia Paroquial de Pastoral dentre seus participantes.
4.1. Os demais membros serão escolhidos dentre os membros participantes de cada Pastoral, Movimento ou Associação e ratificados pelo Pároco.
V – DURAÇÃO DO MANDATO
ART. 5. O mandato dos membros eleitos do CPP será de dois(2) anos, com direito a 1 (uma) reeleição.
VI – DO FUNCIONAMENTO
ART. 6. O Conselho Paroquial de Pastoral, reunir-se-á sob a presidência do Pároco, o qual pelo seu múnus, é o responsável pela condução do povo que lhe foi confiado.
ART. 7. Por ocasião de qualquer impedimento do Pároco, o Conselho Paroquial de Pastoral será presidido pelo Coordenador do Conselho.
ART. 8. As decisões do Conselho serão por maioria simples de votos dos presentes à reunião, como indicação consultiva do Pároco.
ART. 9. Os assuntos tratados nas reuniões do Conselho Paroquial de Pastoral devem ser TRATADOS com a devida prudência.
ART. 10. Perderá o mandato o membro que faltar a mais de três reuniões sucessivas ou quatro alternadas sem justificar-se ao Pároco, por escrito.
ART. 11. A substituição dos membros do Conselho que perderem o mandato, ou vierem a falecer, ou renunciarem, será feita de acordo com o Artigo 3.
ART. 12. O CPP reunir-se-á, no mínimo, a cada dois meses e extraordinariamente, por convocação do Pároco; na sua ausência, cabe ao Vigário Paroquial e na ausência deste ao coordenador eleito ou outra pessoa qualquer delegada pelo Pároco.
ART. 13. O CPP reunir-se-á legitimamente com a presença de 50% (cinqüenta por cento) de seus membros. Para que qualquer matéria seja aprovada, requer-se a presença do pároco ou sua posterior aprovação e a maioria absoluta (metade mais um) de seus presentes em plenário (Cân. 119). No caso de vacância da Paróquia, fica a critério do Bispo diocesano.
ART. 14. O Coordenador do CPP tem a missão de auxiliar o Pároco na condução de suas atividades paroquiais.
ART. 15. Caberá ao Secretário(a) Paroquial ou outro escolhido pelo Conselho, a tarefa de redigir as atas das reuniões do CPP, estabelecer contatos, manter correspondências com os Conselheiros etc., podendo ser nomeado(a) Secretário(a) “especial” na sua eventual ausência.
VII – DAS VOTAÇÕES E ELEIÇÕES
ART. 16. Nas votações e eleições, o voto seja sempre a descoberto.
ART. 17. Nas eleições (cf. Cân. 119), proceder-se-á do seguinte modo:
17.1. Verificando o quorum, conforme o Art. 7, somente se considerará eleito quem obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes em plenário;
17.2. Depois de 2 (dois) escrutínios, sem que nenhum candidato tenha alcançado a maioria absoluta dos votos, far-se-á um terceiro escrutínio entre os dois candidatos que tiverem obtido o maior número de votos;
17.3. Se houver empate no terceiro escrutínio, o voto do desempate será dado pelo Pároco.
VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
ART. 18. Os casos omissos no presente Regimento serão resolvidos pelo próprio Conselho.
ART. 19. As divergências ou contendas surgidas no Conselho Paroquial de Pastoral, se não resolvidas pelo pároco, respeitando-se as instâncias, sê-las-ão pelo Bispo Diocesano, cujas decisões serão definitivas.
ART. 20. Por morte, renúncia ou transferência do Pároco o Conselho Paroquial de Pastoral fica sob a presidência do Bispo Diocesano.
ART. 21. As presentes normas, somente poderão ser modificadas, no todo ou em parte, pela Assembléia Paroquial de Pastoral e com a devida aprovação do Pároco e do Bispo Diocesano.
VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
ART. 18. Os casos omissos no presente Regimento serão resolvidos pelo próprio Conselho.
ART. 19. As divergências ou contendas surgidas no Conselho Paroquial de Pastoral, se não resolvidas pelo pároco, respeitando-se as instâncias, sê-las-ão pelo Bispo Diocesano, cujas decisões serão definitivas.
ART. 20. Por morte, renúncia ou transferência do Pároco o Conselho Paroquial de Pastoral fica sob a presidência do Bispo Diocesano.
ART. 21. As presentes normas, somente poderão ser modificadas, no todo ou em parte, pela Assembléia Paroquial de Pastoral e com a devida aprovação do Pároco e do Bispo Diocesano.
ESTATUTOS DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE PASTORAL – CCP DA INSTITUIÇÃO E SUAS FINALIDADES
I – DA NATUREZA
ART. 1. O conselho Comunitário de Pastoral (CCP) é o grupo de pessoas que coordena, orienta, anima e avalia os trabalhos pastorais e administrativos da Comunidade, tendo em vista a evangelização e mantém a unidade da Comunidade com a Paróquia.
II – DA FINALIDADE
ART. 2. São finalidades do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP):
2.1. Organizar e animar as Pastorais e os trabalhos da Comunidade.
2.2. Promover o entrosamento entre os vários grupos pastorais, movimentos e associações católicas que funcionam na Comunidade, conversando sobre cada um e avaliando-os.
2.3. Convocar e coordenar a Assembléia Comunitária de Pastoral, a se realizar uma vez por ano ou por convocação extraordinária.
2.4. Assessorar promoções festivas da Comunidade, Padroeiro e outras comemorações e festas religiosas.
2.5. Manter a sintonia com as demais comunidades paroquiais e a unidade com a Paróquia, para facilitar a comunhão.
2.6. Aprovar prestações de contas do tesoureiro, mediante assinaturas dos balancetes mensais, no que se refere à Comunidade.
III – DA COMPOSIÇÃO
ART. 3. São membros do CCP:
3.1. O Pároco;
3.2. O (a)Dirigente(a) Geral;
3.3. O (a) Conselheiro (a);
3.3. O (a) Secretário (a);
3.4. O (a) Tesoureiro (a);
3.5. O (a) Coordenador de cada Pastoral e Movimento presentes na Comunidade.
IV – DOS CARGOS
ART.4. O Dirigente e o Conselheiro e demais cargos serão eleitos pela Assembléia Comunitária.
ART.5. Os Coordenadores das Pastorais, dos Movimentos e das Associações Religiosas, serão escolhidos dentre os seus membros participantes.
V – DA DURAÇÃO DO MANDATO
ART. 6. Os membros do Conselho permanecerão em seus cargos por 02 (dois) anos, podendo ser reeleitos por mais 2 (dois) anos, somente.
ART. 7. As eleições do Conselho sejam realizadas por ocasião da Assembléia Comunitária.
Único: Em caso de vacância de qualquer um dos membros, proceder-se-á nova eleição para o preenchimento da respectiva vaga.
VI – DO FUNCIONAMENTO
ART. 8. O CCP reúne-se, mensalmente, e extraordinariamente, por convocação do Dirigente ou do Pároco.
ART. 9. O CCP reúne-se legitimamente com 50% dos Conselheiros.
§ Único: Para aprovação das decisões em nível de comunidade, requer-se maioria absoluta dos Conselheiros em plenário (metade mais um).
ART. 10. É Coordenado pelo Pároco ou em sua ausência pelo Dirigente ou Conselheiro da Comunidade. Em caso de impedimento destes, assume o Secretário.
ART. 11. As reuniões são abertas a outros participantes a critério do CCP, sendo que, nas decisões, só têm direito a voto as pessoas que fazem parte do CCP (cf. artigo 3).
VII – DAS FUNÇÕES
ART. 12. Do Dirigente e Conselheiro.
§ 1.º Acompanha de maneira geral, todos os trabalhos pastorais da Comunidade, dando incentivo e apoio;
§ 2.º Convoca e coordena as reuniões do CCP e a Assembléia Comunitária;
§ 3.º Acompanha os trabalhos dos outros membros do CCP;
§ 4.º Toma parte na reunião do Conselho Paroquial de Pastoral ou conforme a organização paroquial.
ART. 13. Do Secretário:
§ 1.º Faz a ata, após cada reunião do CCP;
§ 2.º É responsável de lembrar e comunicar aos Conselheiros as eventuais mudanças nas datas de reuniões do CCP;
§ 3.º Deve estar ligado a tudo que acontece na Comunidade, Paróquia, cidade e no mundo;
§ 4.º Informa sobre os assuntos gerais da Comunidade, Paróquia, Região e Diocese.
ART. 4. Do Tesoureiro:
§ 1.º Cuida, junto com o Dirigente e Conselheiro e o CCP, da distribuição dos recursos financeiros necessários aos trabalhos pastorais.
§ 2.º Movimenta o dinheiro, através da conta bancária (que deverá estar em Nome da Comunidade e nunca em nome de pessoas físicas) juntamente com o Dirigente e Conselheiro, mediante procuração do Pároco e ata da constituição do CCP.
§ 3.º Apresenta, todo final de mês, o relatório financeiro para a Comunidade e para a Paróquia, juntamente com o Dirigente e Conselheiro, enviando a porcentagem devida para a administração Paroquial, conforme o valor estabelecido.
VIII – DAS ELEIÇÕES E VOTAÇÕES
ART. 15 – Das Eleições:
§ 1.º Toda eleição seja feita por voto a descoberto. Sejam designados, com a aprovação do Conselho, dois (2) escrutinadores escolhidos dentre os Conselheiros presentes;
§ 2.º Será eleito quem obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes em plenário;
§ 3.º Depois de duas (2) eleições, sem que nenhum candidato tenha alcançado a maioria, faça-se a votação entre os dois candidatos que tiverem conseguido a maior parte dos votos. Depois da terceira votação, persistindo o empate, o voto de desempate será dado pelo Pároco.
ART. 16. Das Votações:
§ 1.º Toda votação seja feita a descoberto;
§ 2.º Aquilo que tiver agradado a maioria absoluta dos presentes em plenário, seja assumido por todos.
IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
ART. 17. As presentes normas só poderão ser alteradas pela Assembléia Paroquial de Pastoral, com a devida aprovação do Pároco e do Bispo Diocesano.
COORDENAÇÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL – CPP
Presidentes: Pe. José Antônio da Silva e Pe. Abimar Oliveira Moraes
Coordenadores: Jefferson Profeta dos Santo
Maria de Fátima Conceição Guimarães
1.ª Secretária: Ana Maria Silva de Oliveira
2.ª Secretária: Elígia Francisca do Valle Rosa
1.º Tesoureiro: Renato Adilson
2.º Tesoureiro: Jorge da Silva
CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE PASTORAL – CCPs
SETOR 1
MATRIZ – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Dirigente: Maria Aparecida Lopes Tavares
Conselheira: Judira Rodrigues Dias
1.ª Secretária: Maria Eliane Perri Matheus
2.ª Secretária: Helenice Pereira de Barros
Tesoureira: Helena Aparecida Raul Monsores
Diretor de Patrimônio: Hélio de Souza Gondim
Catequese: Josele Machado de Avellar
Apostolado da Oração: Ana da Costa Gondim
Cursilho da Cristandade: Elena Aparecida Raul
Pastoral do Dízimo: Mário Fernandes Barreto, Renato Adilson Corrêa da Silva, Judith Santos Corrêa da Silva
Renovação Carismática: Manoelina Otaviano
Pastoral Familiar: João Evangelista e Judira Dias
Pastoral do Batismo: Ana da Costa Gondim
Pastoral Universitária: Guilherme de Souza
Ministros Leigos: Guarino Matheus Neto e Maria Eliane P. Matheus
Pastoral de Liturgia: Thaís Maria Niemeyer da Rocha Monsores
Pastoral da Saúde: Ana da Costa Gondim
Oficinas de Oração: Romilda Leite
Grupo Alcoólicos Anônimos: Paulo Fernandes Sobrinho
Bazar N. Sra. da Conceição: Maria Pardal, Sônia Cordeiro, Nair, Lígia Pontes, Sílvia Helena, Nilza Araújo
MADRUGA – SANTA RITA DE CÁSSIA
Dirigente: Romilda Aparecida Leite da Silva Moraes
Conselheira: Sônia Maria da Silva
Secretária: Salete Penha Coelho
Tesoureiro: Regina Maria Soares de Castilho
Coordenadora de Patrimônio: Maria Anita Coelho Almeida
Pastoral do Batismo: Vanda e Silva Carretiero
Pastoral do Dízimo: Maria Helena de Carvalho Souza
Pastoral da Juventude: Márcio Leonardo
Catequese: Sônia Maria Delgado Costa Lima
Pastoral da Criança: Marilza de Fátima Vasconcelos Côrtes
Pastoral da Saúde: Maria Rita de Souza Santos
Ensinar Aprendendo: Maria Amália Montela Medeiros
Bazar Santa Rita: Vera Pardal Castro
Sopão: Maria Aparecida Cipriano
Pastoral de Liturgia: Ir. Maria Bertila, RSA
Grupos de Reflexão: Dalva Ferreira da Graça
Pastoral dos Ministros: Márcia de Freitas Rocha
ESTIVA – SANTA CRUZ
Dirigente: Dione Cleide Figueira
SÃO PAULO APÓSTOLO
Dirigente: Carlos Alberto da Silva
Conselheiro: Maria das Graças da Silva Santos
Secretária: Maria das Dores P. de Moraes
Tesoureiro: Carla Bernardes Soares Lebre
MATADOURO – SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Dirigente: Maria Magdalena de Almeida Bernardes
Conselheira: Dirce Maria de Souza Pereira
Secretária: Marisa Eliane da Cunha Carvalho
1.ª Tesoureira: Zilma Bernardes Nunes Mendes
2.ª Tesoureira: Maria do Patrocínio J. F. Souza
Catequese: Neide Teixeira da Silva Mendes
Pastoral da Criança: Maria do Patrocínio J. F. Souza
Círculos Bíblicos: Maria do Patrocínio J. F. Souza
Oração do Terço: Maria das Graças Assis Penna
Pastoral do Dízimo: Maria José Vieira Medeiros
Infância Missionária: Grupo Fé e Esperança – Maria José Vieira Medeiros
SANTA AMÁLIA
Dirigente: Maria Aparecida Macário Ignácio
Conselheira: Maria Lúcia Maltez
Secretária: Rosemére da Silva Pereira
Tesoureira: Kátia Aparecida Tavares de Oliveira Souza
Catequese: Roseli da Silva Ribeiro
Movimento Mariano: Maria Aparecida Macário Ignácio
Círculos Bíblicos: Elza Tavares de Oliveira
Pastoral do Dízimo: Kátia Aparecida Tavares de Oliveira Souza
Pastoral de Liturgia: Kátia Aparecida Tavares de Oliveira Souza
SÃO JORGE
Dirigente: Inez de Oliveira Gonçalves
Conselheiro: Vera Lúcia da Silveira Gonçalves
Secretária: Virgínia Lúcia Gomes Mandaro
Tesoureiro: Geraldo Gonçalves Machado
SÃO PEDRO
Dirigente: Elza Tavares de Oliveira
Conselheiro: Lelma Aparecida Pereira de Macedo
Secretária: Vânia Nícia Moreira Vasconcellos
Tesoureiro: Rita de Cássia Tavares da Silva
SETOR 2
GRECCO – SÃO SEBASTIÃO
Dirigente: Jurandir Otaviano
Conselheira: Gilma de Oliveira Almeida Ferreira
1.ª Secretária: Dirceu Barbosa Fagundes
2.ª Secretária: Maria de Lourdes P. de Oliveira Fagundes
1.º Tesoureiro: Paulo Dias
2.º Tesoureiro: Antônio Augusto
Coordenação de Patrimônio: Paulo César Müller Santos / Lydia Lopes da Silva Affonso / Luiz Henrique Müller Santos / Enice Diamantino
Catequese: Vera Lúcia Conceição Guimarães
Pastoral do Batismo: Maria de Lourdes P. de Oliveira Fagundes
Pastoral do Dízimo: Miguel Arbs e Laurinda Barbosa
Pastoral da Acolhida: Marli Rodrigues da Silva
Pastoral de Liturgia: Manoelina da Silva F. Otaviano
Pastoral Vocacional: Maria de Fátima Conceição Guimarães
Pastoral da Saúde: Eva Coelho Bernardino
Pastoral da Criança: Andréa Margarida da Silva Veiga (Grecco) / Nívea Barbosa da Silva (Antiga Linha) / Aline da Silva Brayn (Represa)
Círculos Bíblicos: Antônio Saraiva Generoso / Maria parecida Reis da Silva / Maria de Fátima Conceição Guimarães / Maria de Lourdes P. de Oliveira Fagundes / Marilene Joana dos Reis Augusto
RUA PROJETADA
Dirigente: Vanda Maria Ramos Rosa
Conselheira: Maria de Lourdes da Silva Belizário
Secretária: Juliana Maria da Cruz
Tesoureira: Andréa da Conceição Prudêncio
POCINHOS – NOSSA SENHORA DA LUZ
Coordenadora: Ana Lúcia Leal Roma do Carmo
MANCUSI – SANTO ANTÔNIO
Dirigente: Edna Rodrigues da Silva
Conselheira: Liliam Thereza da Rocha Pereira
Secretária: Liliam Thereza da Rocha Pereira
Tesoureiro: Mauro Campos Costa
Pastoral da Criança: Edna Rodrigues da Silva
Catequese: Márcia do Carmo Silva Reis
Apostolado da Oração: Maria Amélia Lopes Tavares
Círculo Bíblico: Maria Amélia Lopes Tavares
Encontro das Famílias: Luíz Brito Teixeira
RESIDÊNCIA – SANT’ANA
Dirigente: Elígia Francisca do Valle Rosa
Conselheiros: Maria Aparecida Soares Miranda
Carlos José Domingos Pardal
1.ª Secretária: Fátima Aparecida de Souza Marques da Silva
2.ª Secretária: Patrícia da Silva
1.º Tesoureiro: Alzira de Jesus da Silva Vieira
2.ª Tesoureira: Ângela Maria de Souza Assunção
Coordenadores de Patrimônio: Nilton de Souza Severiano, José da Silva, Solange Possidônio
Pastoral do Dízimo: Aparecida de Fátima Araújo Campos
Círculo Bíblico: Solange Possidônio
Pastoral de Liturgia: Sérgio Murilo Alves do Valle
MELLO AFONSO – NOSSA SENHORA APARECIDA
Dirigente: Jefferson Profeta dos Santos
Conselheiro: Alzira de Jesus da Silva Vieira
1.ª Secretária: Cátia da Conceição
2.ª Secretária: Natália Alves Ribeiro
1.º Tesoureiro: Sueli Aparecida de Oliveira Nascimento
2.ª Tesoureira: Júlio César Delfino Cruz
Administradores de Patrimônio: Luiz Alberto de Souza Pontes, Paulo Roberto, Léa Barbosa da Silva
Catequese: Natália Alves Ribeiro
Pastoral da Juventude: Daniele Duarte dos Santos
Pastoral da Criança: Marta Fontes Vieira
Pastoral do Dízimo: Sueli Aparecida do Nascimento
Pastoral do Batismo: Ângela Assunção
Círculo Bíblico: Maria José Pardal da Cunha
Pastoral de Liturgia: Paulo Silva de Ávila
ALTO DO RIO BONITO – NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Dirigente: Ana Lúcia Freire Meirelles
Conselheira: Fátima Aparecida Goulart de Souza
Secretária: Daniela Aparecida de Almeida
Tesoureira: Maria José Di Fázio
Pastoral do Dízimo: Dulce e Maria José Di Fázio
Catequese: Eliane Delgado Ibrahim
Pastoral de Liturgia: Inês de Oliveira Gonçalves
Círculo Bíblico: Inês de Oliveira Gonçalves
SETOR 3
ESQUINA DA ALEGRIA – NOSSA SENHORA APARECIDA
Dirigente: Nilda da Silva Gomes
Conselheira: Beatriz Diogo de Oliveira
Secretário: Júlio César Braga Gomes
Tesoureira: Paulo Roberto Palace
Pastoral da Criança: Maria do Rosário / Glorinha dos Santos Pinto / Regina de Oliveira
Pastoral do Dízimo: Maria das Dores A. Gomes / Albelinda Cordeiro Moreira
Catequese: Sílvia Helena
Pastoral do Batismo: Maria das Dores A. Gomes / Glorinha dos Santos Pinto
Círculo Bíblico: Maria das Dores A. Gomes
Pastoral Litúrgica: Nelma da Silva Gomes
BACIA DE PEDRA – SÃO BENEDITO
Dirigente: Terezinha Eliza Ferreira Costa
Conselheira: Laudelina das Graças Ferreira Torres
Secretário: Leila Maranduba Soares
Tesoureiro: Ivan Luís Ferreira
Catequese: Rosilânia Rocha da Silva Santos / Terezinha Eliza Ferreira Costa
Pastoral do Dízimo: Gisele Ferreira Torres / Marília Ferreira
Pastoral de Liturgia: Letícia Maranduba Soares Ferreira
Pastoral da Criança: Letícia Maranduba Soares Ferreira / Ivan Luís Ferreira / Marli Dias Gomes
Pastoral do Batismo: Ivan Luís Ferreira e Letícia Maranduba Soares Ferreira
Apostolado da Oração: Maria das Graças M. Soares
IPIRANGA – SÃO ROQUE
Dirigente: Nilceléia Gomes Torezani
Conselheira: Maria Aparecida Ferreira de Oliveira
Secretária: Aparecida Pereira da Silva
Tesoureira: Jaqueline Ponciano Arêdes
DEMÉTRIO RIBEIRO – SANT’ANA
Dirigente: Sandra Maria Gomes Ferreira
Conselheira: Marilza de Oliveira
1.ª Secretária: Deise Maria de Souza Ferreira
Tesoureira: Carolina de Oliveira Teixeira
Pastoral Bíblica: Vicente Gonçalves
Pastoral do Batismo / Pastoral da Criança: Sandra Maria Gomes Ferreira, Clemente Ivo Ferreira e Maria Luíza
Catequese: Sandra Maria Gomes Ferreira
Coordenador de Patrimônio: Jorge Andrade
SETOR 4
PIRAUÍ – NOSSA SENHORA APARECIDA
Dirigente: Jorge Gonçalves Vieira
Conselheiro: Marcos Roberto Ramos Soares
Secretária: Cristiane Figueira Feijó
Tesoureiro: Marcos Roberto Ramos Soares
Coordenadora de Patrimônio: Doralinda de V. Teixeira
Pastoral de Liturgia / Pastoral da Juventude: Ricardo Feijó Gonçalves
Pastoral do Batismo / Círculo Bíblico / Pastoral da Juventude: Marcos Roberto Ramos Soares
Pastoral do Terço: Sebastiana Aparecida Feijó
CAPIM ANGOLA – DIVINO SALVADOR
Dirigente: Francisco Coutinho Soares
Demais informações não fornecidas pela Comunidade
FERREIROS – SÃO SEBASTIÃO
Dirigente: Luís Antônio Duarte Pereira
Conselheira: Célia Regina Carvas Sant’Anna
Secretária: Alessandra de Almeida Carvas
Tesoureira: Marinez Sant’Anna Lucchesi
Demais informações não fornecidas pela Comunidade
SETOR 5
MASSAMBARÁ – NOSSA SENHORA APARECIDA
Dirigente: Adão da Silva Luiz
Conselheiro: Wilani Guimarães da Silva
1.ª Secretária: Jane Carla Belchior dos Reis
2.ª Secretária: Liliane Assumpção F. Fraga
1.ª Tesoureira: Cléa Maria Machado Brum
2.º Tesoureiro: Cosme Roberto Dias de Castro
Pastoral do Dízimo: Lindalva Vasconcellos
Pastoral do Batismo: Cléa Maria Machado Brum
Pastoral Familiar: João Henrique e Carmem Lúcia
Pastoral de Liturgia: Altair Conrado e Cristina Maria
Pastoral da Juventude: Alessandro Conrado
Pastoral da criança: Lindalva Vasconcellos
Catequese: Jane Carla Belchior
Círculo Bíblico: João Henrique e Carmem Lúcia
Grupo de Oração: Cristina Maria
CANANÉA – NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
Dirigente: José Wilson P. Marcondes
Conselheira: Maria Elisa Rodrigues de Castro
Demais informações não fornecidas pela Comunidade
ALIANÇA – SANT’ANA
Coordenadora: Maria Basilina
Demais informações não fornecidas pela Comunidade
PASTORAIS / MOVIMENTOS / SERVIÇOS
PASTORAL FAMILIAR
Coordenadores: João Evangelista Pereira Dias e
Judira Rodrigues Dias
PASTORAL DE LITURGIA E DO BATISMO
Coordenadora: Thaís Maria Niemeyer da Rocha Monsores
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA
Coordenadora: Manoelina da Silva Ferreira Otaviano
Vice-Coordenadora: Aline Araújo Soares
Secretário: Ana Paula dos Reis Arcanjo
Tesoureira: Marlene de Castro Belchior
PASTORAL BÍBLICA
Coordenadora: Fátima Aparecida de Almeida Santos
PASTORAL DA SAÚDE
Coordenadora: Ana da Costa Gondim
PASTORAL VOCACIONAL
Coordenadora: Maria de Fátima Conceição Guimarães
PASTORAL DA SOBRIEDADE
Coordenadora: Delma de Freitas Lima
Secretário: Antônio de Freitas Júnior
PASTORAL CATEQUÉTICA
Coordenadoras: Lúcia Magali Caputi
Neuza Maria Fagundes dos Reis
PASTORAL DA JUVENTUDE
Coordenadora: Danielle Duarte dos Santos
Vice-Coordenadora: Rosângela de Freitas Carvalho
PASTORAL DA CRIANÇA
Coordenadora: Geralda Ângela Monsores dos Santos
Vice-Coordenadora: Maria do Patrocínio J. F. de Souza
OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA
Coordenadora: Romilda Aparecida Leite da Silva Moraes
PASTORAL POLÍTICA
Animadora: Thaís Maria Niemeyer da Rocha Monsores
PASTORAL DA EDUCAÇÃO E ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
Coordenador: (vacante)
PASTORAL MISSIONÁRIAS
Animadores: Clemente Ivo Ferreira e Sandra Maria Gomes Ferreira
CAMPANHA DA ESPERANÇA
Coordenadora: Ir. Maria Agathangela Caliman, RSA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Animadora: Ana Maria Silva de OliveiraA
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Coordenadora: Ana da Costa Gondim
MOVIMENTO MARIANO
Coordenadora: Maria Aparecida Macário Ignácio
CURSILHOS DA CRISTANDADE
Coordenadora: Elena Aparecida Raul
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS – A. A.
Coordenador: Paulo Fernandes Sobrinho
PROJETO ENSINAR APRENDENDO
Coordenadora: Maria Amália Montela Medeiros