PADRES

PADRES

brasao-diocesano

IDENTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO

JOSÉ ANTONIO DA SILVA, nascido aos 22 de setembro de 1971. Filho de Eurípedes José da Silva e Maria Aparecida Paula da Silva, o primeiro de quatro irmãos. Ensino Fundamental (1º grau) Escola Estadual Amor Silvestre. Ensino Médio (2º grau) Escola Estadual de Segundo Grau Professor Faustino. Filosofia, no Instituto Sapientiae, em Anápolis – GO e  Bacharelado em Teologia no Seminário Paulo VI, em Nova Iguaçu, RJ, convalidada em Juiz de Fora, MG, no Centro de Ensino Superior – CES/JF. Especialista em Direito Canônico, Bioética, Docência do Ensino Superior e Ciências da Religião. Mestre em Direito Canônico e doutorando em Direito Canônico.

 

ATIVIDADE EXERCIDA

Estágio Pastoral: Diocese de Valença/RJ: Paróquia Santo Antônio do Rio Bonito Conservatória/RJ; Paróquia Nossa Senhora da Glória Catedral de Valença/RJ; Paróquia Santo Antônio Sapucaia/RJ;  Diocese de Nova Iguaçu: Pastoral da Saúde Trabalho Desenvolvido no Hospital da Posse; Assessor de CEB´S; Redator do Informativo Vida Diocesana; Correspondente da Rede Vida de Televisão;  foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Interventor da Irmandade Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Vassouras; Pároco da Paróquia Nossa  Senhora da Conceição em Vassouras.  Assessor da Renovação Carismática Católica 2003/2008; Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo 2003/2006; Eleito Membro do Conselho da Diocese de Valença 2004/2008/ reeleito 2008/2012; Eleito representante do Presbitério da Diocese de Valença no Conselho Regional dos Presbíteros 2000/2008/2012. Presidente do Conselho Regional de Presbíteros do Leste I da CNBB 2008/2012. Professor das Universidades Severino Sombra e Santa Úrsula, Instituto Diocesano de Teologia de Volta Redonda, desde 2003.

Foi Reitor da Universidade Severino Sombra. Vigário Geral da Diocese de Valença desde 2012, Juiz Instrutor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Valença e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras-RJ.

IDENTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO

GERALDO FERREIRA DIAS,  nascido em Teófilo Otoni – MG – em 10/05/31. Filho de Antônio Pereira Dias e Dejanira Ferreira Dias. Cresceu em uma família unida, religiosa e de prática Cristã. Transferida a família para Itambacuri, lá viveu a segunda infância e fez o curso fundamental na Escola Normal Santa Clara das  Irmãs Clarissas Franciscanas, em cuja linda Capela. Foi  Coroinha por quatro anos.

Edificado pela vida de virtuosos Capuchinhos, ainda adolescente, foi  para o Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Santa Teresa, ES. “ Éramos seis colegas conterrâneos que após cinco anos de ativíssima vida seminarística,  fomos levados para o Noviciado, em Taubaté, SP. Feitos os votos simples fomos para Itambacuri, onde cursamos filosofia e Teologia, após o que fomos ordenados Presbíteros, eu e mais dois colegas,  em Teófilo Otoni, na abertura do Congresso Eucarístico Paroquial, por ocasião do centenário da criação da Paróquia da Imaculada Conceição, então Diocese de Araçuaí, sendo ordenante Dom Hugo Malzone, primeiro Bispo de Governador Valadares. Era manhã festiva de 1° de Julho de 1957”, afirma Pe. Geraldo.

“Meses depois, em 1958, já estava na Paróquia de Santo Antônio, em Mantena, MG, como vigário paroquial de Frei Jorge Escarço, maior missionário em vida, foi uma graça especial estar ao seu lado com outros colegas: Frei Alfredo de Palazzolo e  Frei Lourenço. Em meio a tantos desafios, passamos por grande aprendizado missionário. Atendíamos a dois Municípios, Mendes Pimentel e Mantenópolis, onde fazíamos longas viagens a cavalo, de 10 a 25 dias ininterruptos.

Após três anos e meio fui transferido para Conceição do Serro, MG, de onde fui transferido para Santa Teresa, ES, paróquia essa de grandes atividades, para onde fui como Pároco. Muito cansado,  fui transferido para São Gonçalo e Niterói, de onde, após vários anos,  fui transferido para a Paróquia São Sebastião, na Tijuca, RJ.

Por influência e a convite de um colega, foi-me permitido viver uma nova experiência, na cidade de  São Paulo, acolhido por Dom Agnello Rossi e Dom Paulo Evaristo, onde fui Pároco por dez anos, na Paróquia de São Francisco de Assis, na Vila Guilhermina, Zona Leste.

Com a transferência de Dom Amaury Castanho, então bispo auxiliar da Diocese de Sorocaba, para a Diocese de Valença, foi convidado por ele para trabalhar na acolhedora Diocese.

Comecei como Vigário Paroquial interino de Rio das Flores, seguindo para Três Rios, para a Paróquia de São José Operário, de onde fui transferido para Valença trabalhando aí 13 na Paróquia de São Sebastião do Monte D’Ouro.

Com a transferência de Dom Amaury para a Diocese de Jundiaí, fui convidado por ele para trabalhar naquela Diocese, servindo como Pároco na Paróquia de Santa Teresinha, Várzea Paulista, SP, de onde o Conselho Diocesano achou por bem ir para Itu, onde fui Reitor do Santuário Nacional do Sagrado Coração, Vice-Reitor do Propedêutico e professor de latim. Experiência muito rica como se vê. Desejando voltar à vida Paroquial, fui transferido para Jundiaí, de onde voltei para a querida Diocese de Valença, após quatro anos de serviço à Igreja.

Em Três Rios pela segunda vez, estive pela segunda vez na ativíssima Paróquia de Santa Luzia, por 13 anos.

Tendo celebrado meus 58 de vida sacerdotal e tendo chegado aos meus 84 de idade, depois um tempo de oração e discernimento, achei por bem colocar a função de pároco à disposição do Senhor Bispo.

Acolhido meu pedido, foram-me dadas 4 opções de escolha de nova residência e de continuado serviço à Igreja. Movido pelo espírito de solidariedade pastoral e apoio ao pároco, escolhi morar na simpática e hospitaleira cidade de Vassouras.

>Aqui me encontro em uma Paróquia ativa e operosa onde o Povo de Deus tem fome da Palavra e passa para todos, o sentido de família eclesial, de uma Paróquia: Comunidade de Comunidades.

As experiências vividas até então e o que aprendi com o Povo de Deus, só me fez crescer, motivando-me, sempre mais, a viver meu sacerdócio a serviço de todos.

Obrigado aos senhores bispos que me acolheram em suas dioceses.

Rendo Graças a Deus pela sua infinita bondade, misericórdia e por  ter-Se dignado chamar-me para Sua obra.”, declara Pe. Geraldo Ferreira Dias, Vigário Paroquial de Vassouras.