MUSEU DE ARTE SACRA

APRESENTAÇÃO DO PROCESSO PARA A CRIAÇÃO DO FUTURO MUSEU DE ARTE SACRA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – VASSOURAS

Por iniciativa do Padre José Antonio, foi criado um grupo de voluntários com a finalidade de organizar, limpar, catalogar e fotografar as peças de Arte Sacra da nossa Igreja, para, futuramente, implantar um Museu em nossa cidade.

Este grupo é composto por Maria Aparecida, Cristina Capute, Rosana Soares, Valéria Motta, Mercedes Brandenburguer, Maria Inês Mexias, João Batista, Alberto Antônio de Almeida, Carlos Alexandre das Chagas e por mim Andréa Jordão, além da valiosa colaboração de diversas pessoas da nossa comunidade que contribuíram, direta ou indiretamente com o nosso trabalho. Nossos encontros começaram na parte superior da Igreja Matriz, no mês de maio de 2015.

Não foi fácil! Iniciamos com um Seminário promovido pelo Pe. José Antonio, coordenado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) que nos capacitou a inventariar e higienizar as peças, uma vez que não temos formação específica na área e precisávamos ter todas estas informações.

Iniciamos o trabalho com a limpeza das peças. Logo em seguida, começamos a catalogação das mesmas. Foi um trabalho muito difícil. Tivemos que aprender muitos nomes fora do nosso uso comum: ostensório, turíbulo, naveta, baldaquino, entre outros. Mas com muita determinação do grupo e grande apoio e incentivo do nosso pároco, conseguimos ir em frente.

Então surgiu a ideia, por parte do Padre José Antonio, de levar o grupo para conhecermos o Museu de Arte Sacra de Aparecida do Norte, viagem esta que foi muito proveitosa.

Após finalizar a limpeza e a catalogação, fomos para a etapa final do processo que foi fotografar cada peça e anexá-la à ficha correspondente.

Por fim, chegamos ao dia de hoje e vamos mostrar para vocês o que fizemos no decorrer deste periodo.

Apesar do muito trabalho que tivemos, foi muito gratificante o resultado final e surgiu entre o grupo: amizade, companheirismo e carinho. Enfim, podemos dizer, que nos tornamos amigos!

Foi uma iniciativa do padre, mas foi obra de Deus!!!!!!!!!!!!

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PROMOVE EXPOSIÇÃO TEMÁTICA DE ARTE SACRA

A arte sacra da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Vassouras, iniciou suas atividades culturais em 2015, sendo o projeto uma iniciativa do Pároco Padre José Antonio, que através de diversos encontros, reuniu um grupo de voluntários dedicados a organizar e promover a divulgação do grande acervo histórico que integra a Paróquia de nossa cidade. O projeto esta funcionando no consistório da Igreja Matriz Nossa senhora da Conceição, no centro da cidade de Vassouras, sob a Coordenação de Rosana Soares Ribeiro de Souza.

Os membros da Arte Sacra foram capacitados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, com vistas a organizar, catalogar e fotografar todas as imagens, objetos e paramentos sacerdotais, então identificados, não só da Igreja Matriz, mas de toda a paróquia de Vassouras, realizando desta maneira, importante serviço de interesse coletivo, na preservação da memória cultural do Município.

Nestes 08 meses de trabalho, houve avanços intensos na elaboração de um acervo paroquial de modo a permitir a identificação da grandeza do patrimônio, ate então desconhecido, fato que igualmente revelou, a dedicação e a boa vontade do grupo de voluntários.

A inauguração do projeto ocorreu no dia 8 de dezembro de 2015, com a primeira mostra ao publico dos objetos catalogados e, como seria de esperar, o êxito da exposição correspondeu às expectativas de todos os integrantes, sendo certo que mesmo aqueles que já não fazem mais parte do grupo organizador original, devem se sentir privilegiados pela participação e continuidade dos trabalhos, restando o agradecimento pela generosa oferta de seu tempo e esforço.

A arte sacra, como o nome já diz, é a arte na religião; mas independente disso é parte de nosso cotidiano histórico e cultural, verdadeiro incentivo a preservação do patrimônio de nossa cidade e região, com significativo reflexo no conhecimento da humanidade. Certo é que, através dela podemos descobrir muito sobre o pensamento dos povos; seu nascimento e desenvolvimento e atuação nos dias atuais, já que pela crença e fé, a história da humanidade pode ser conhecida e definida.

E é isso que queremos mostrar a população vassourense e a todos àqueles que nos visitam; neste mês de maio, dedicado à Maria e as mães, estamos promovendo uma exposição inteiramente voltada a iluminar a devoção Mariana e seus muitos nomes ou títulos.

No dia 13 de maio tivemos uma palestra com a Doutora Maria Lucia Mexias, sobre seu livro que fala exatamente sobre Maria, logo em seguida um passeio pela exposição.

O resgate desse patrimônio não foi somente das obras em si, mas também da história cultural e artística da cidade de Vassouras.

O acervo contendo aproximadamente 200 peças mostra um pouco da riqueza e da arte de uma época gloriosa.
Fica aqui o convite a todos que passem pela cidade, de conhecerem um pouco mais de sua história, que é também a de cada um de nós, brasileiros. Aproveitamos a oportunidade para informar que estamos recebendo doação de imagens antigas e demais objetos para enriquecer nosso acervo, interessados, fale conosco: janthonius@uol.com.br

Nos eventos especiais a entrada será gratuita; demais visitações deverão ser agendadas e será cobrada uma contribuição de R$ 5,00 (cinco reais), que será integralmente revertida para manutenção do projeto cultural sacro da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Para agendamentos, falar com Rosana Soares Ribeiro de Souza, 9-9951-9725, ou por e-mail mitradiocesanadevalenca@gmail.com

Rosana Soares Ribeiro de Souza
Pe. José Antonio da Silva