CONSELHO PAROQUIAL

CONSELHO PAROQUIAL

brasao-diocesano

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL

O que é ?

“Deve ser um grupo representativo de pessoas, assumindo dos diversos setores que, sob a coordenação do Pároco, organiza, anima e faz caminhar a pastoral em toda a Paróquia.”

TAREFA:
  • 1. Atuar ma contínua reflexão sobre a vida e a realidade paroquial, capacitando-se com os meios necessários e instrumentos propícios e eficientes que o auxiliam a atingir o fim desejado.
  • 2. Elaboração e execução de um planejamento visando:
  • a capacitação em todos os níveis da comunidade;
  • a eficácia da ação pastoral como integração dos recursos e atividades humanas;
  • a transformação da realidade.

CONDIÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DO C.P.P.

  • 1. Uma mudança renovada:
  • “tornar-se necessário educar o clero e o povo para uma mentalidade de comunhão e de participação de colaboração e corresponsabilidade.”
  • “Esta nova mentalidade deve ser cristo-cêntrica, comunitária e missionária, de serviço e diálogo, de ministério, de corresponsabilidade, de colaboração, de colaboração, de fé, de culto, etc.”
  • 2. Uma preparação adequada

O C.P.P é um instrumento novo na vida da Igreja tanto para o clero quanto para os leigos.
Tanto a hierarquia como a comunidade de fiéis deve ser preparada. Conscientização dos princípios que estão na base deste novo organismo de comunhão e participação.”

O C.P.P nascerá como conseqüência de uma vida comunitária básica, de uma consciência eclesial, de uma pastoral renovada e adaptada. Nascerá da experiência de uma grupo de cristãos que se convertem e querem fazer um caminho de santidade em conjunto.”

CARACTÉRISTICAS DO C.P.P

  • estrutura organizada funcional;
  • sinal representativo da comunhão e da unidade de toda a comunidade local;
  • organismo de participação responsável à vida da comunidade e através dele a missão da Igreja.

Sugestões

  • 1. Planejamento anual (Plano de Ação) sob forma de mapa ou calendário, envolvendo:
  • eventos litúrgicos e sócio-cultural-econômico;
  • encontros de formação que possibilitem adquirir competência e habilitação no campo de atuação dos membros do C.P.P;
  • formação litúrgica para a criação de uma Pastoral Litúrgica e reestruturação das Equipes de Celebração de: Eucaristia, Matrimônio, Batismo, etc (DP 924-925; SC 543-544…) Culminância do PRNM.
  • Encontro de confraternização anual com avaliação do ano e replanejamento para o ano, seguinte nos moldes do método: VER-JULGAR-AGIR.
  • 2. Criação do Conselho Econômico (Cân 537)
  • 3. Relação dos membros do C.P.P com endereço, telefone e sua identificação (função) para todos visando melhor introsamento e facilitando a comunicação no Conselho.
  • 4. Quadro de freqüência evitando distração e perda de tempo nas assinaturas, possibilitando uma visão geral da situação de cada membro do C.P.P. Que seja registrado na Ata somente os ausentes e está assinada pelo Pároco, pela secretária e dois ou mais membros.

ESTATUTOS DO CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL – CPP DA INSTITUIÇÃO E SUAS FINALIDADES

I – DA NATUREZA

Art. 1. O CPP é o organismo representativo da comunhão do Povo de Deus na comunidade Paroquial, sob a presidência do Pároco, e que se rege pelo Cânon 136 e pelo presente estatuto. É presidido pelo Pároco (Cf. Código de Direito Canônico, Cânon 532), podendo, se o preferir, entregar a presidência das reuniões para o Coordenador ou algum membro do CPP. O conselho – como o próprio nome indica – é consultivo. A última instância é o pároco, ou em nível superior, o Bispo Diocesano.

II – DA FINALIDADE

Art. 2. O CPP tem por finalidade:
2.1. Promover a animação da fé e a comunhão da comunidade paroquial com a Diocese e a ação evangelizadora, buscando novos caminhos e novas pistas para a concretização do Reino de Deus, sempre numa atitude de Serviço à Igreja e ao mundo;
2.2. Assumir com o Pároco a elaboração, decisão e execução do plano de ação pastoral e da Assembléia Paroquial que se realizará no máximo a cada dois anos ou por convocação extraordinária;
2.3. Empenhar-se para que as prioridades da Diocese se concretizem na Comunidade Paroquial; a Paróquia não pode caminhar isolada da Caminhada da Diocese.
2.4. Integrar a caminhada pastoral das diversas comunidades;
2.5. Refletir e dar seu parecer sobre as diversas experiências pastorais, subsídios e outras iniciativas paroquiais.
2.6. Promover a unidade e a participação entre os paroquianos;
2.7. Fundamentar o funcionamento da Paróquia dentro dos princípios: PASTORAIS, MORAIS, ÉTICOS E HUMANOS.
2.8. É dinamizador e concretizador das opções pastorais da Igreja Particular de Valença.

III – DA COMPOSIÇÃO

ART. 3. Compõe o CPP:
3.1. O Pároco;
3.2. Os Vigários e Administradores Paroquias;
3.3. Os Diáconos;
3.4. O(a) Representante dos(as) Religiosas (as);
3.5. O(a) Coordenador(a) do CPP;
3.6. O(a) Secretário(a) Paroquial;
3.7. O Dirigente e Conselheiro de cada Comunidade;
3.8. Coordenadores dos Movimentos e Pastorais que existam no nível de Paróquia, ou seja, que consiga atingir a maioria das Comunidades.

IV – DOS CARGOS

ART. 4. O Coordenador do CPP e o Secretário serão eleitos na Assembléia Paroquial de Pastoral dentre seus participantes.
4.1. Os demais membros serão escolhidos dentre os membros participantes de cada Pastoral, Movimento ou Associação e ratificados pelo Pároco.

V – DURAÇÃO DO MANDATO

ART. 5. O mandato dos membros eleitos do CPP será de dois(2) anos, com direito a 1 (uma) reeleição.

VI – DO FUNCIONAMENTO

ART. 6. O Conselho Paroquial de Pastoral, reunir-se-á sob a presidência do Pároco, o qual pelo seu múnus, é o responsável pela condução do povo que lhe foi confiado.
ART. 7. Por ocasião de qualquer impedimento do Pároco, o Conselho Paroquial de Pastoral será presidido pelo Coordenador do Conselho.
ART. 8. As decisões do Conselho serão por maioria simples de votos dos presentes à reunião, como indicação consultiva do Pároco.
ART. 9. Os assuntos tratados nas reuniões do Conselho Paroquial de Pastoral devem ser TRATADOS com a devida prudência.
ART. 10. Perderá o mandato o membro que faltar a mais de três reuniões sucessivas ou quatro alternadas sem justificar-se ao Pároco, por escrito.
ART. 11. A substituição dos membros do Conselho que perderem o mandato, ou vierem a falecer, ou renunciarem, será feita de acordo com o Artigo 3.
ART. 12. O CPP reunir-se-á, no mínimo, a cada dois meses e extraordinariamente, por convocação do Pároco; na sua ausência, cabe ao Vigário Paroquial e na ausência deste ao coordenador eleito ou outra pessoa qualquer delegada pelo Pároco.
ART. 13. O CPP reunir-se-á legitimamente com a presença de 50% (cinqüenta por cento) de seus membros. Para que qualquer matéria seja aprovada, requer-se a presença do pároco ou sua posterior aprovação e a maioria absoluta (metade mais um) de seus presentes em plenário (Cân. 119). No caso de vacância da Paróquia, fica a critério do Bispo diocesano.
ART. 14. O Coordenador do CPP tem a missão de auxiliar o Pároco na condução de suas atividades paroquiais.
ART. 15. Caberá ao Secretário(a) Paroquial ou outro escolhido pelo Conselho, a tarefa de redigir as atas das reuniões do CPP, estabelecer contatos, manter correspondências com os Conselheiros etc., podendo ser nomeado(a) Secretário(a) “especial” na sua eventual ausência.

VII – DAS VOTAÇÕES E ELEIÇÕES

ART. 16. Nas votações e eleições, o voto seja sempre a descoberto.
ART. 17. Nas eleições (cf. Cân. 119), proceder-se-á do seguinte modo:
17.1. Verificando o quorum, conforme o Art. 7, somente se considerará eleito quem obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes em plenário;
17.2. Depois de 2 (dois) escrutínios, sem que nenhum candidato tenha alcançado a maioria absoluta dos votos, far-se-á um terceiro escrutínio entre os dois candidatos que tiverem obtido o maior número de votos;
17.3. Se houver empate no terceiro escrutínio, o voto do desempate será dado pelo Pároco.

VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

ART. 18. Os casos omissos no presente Regimento serão resolvidos pelo próprio Conselho.
ART. 19. As divergências ou contendas surgidas no Conselho Paroquial de Pastoral, se não resolvidas pelo pároco, respeitando-se as instâncias, sê-las-ão pelo Bispo Diocesano, cujas decisões serão definitivas.
ART. 20. Por morte, renúncia ou transferência do Pároco o Conselho Paroquial de Pastoral fica sob a presidência do Bispo Diocesano.
ART. 21. As presentes normas, somente poderão ser modificadas, no todo ou em parte, pela Assembléia Paroquial de Pastoral e com a devida aprovação do Pároco e do Bispo Diocesano.

VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

ART. 18. Os casos omissos no presente Regimento serão resolvidos pelo próprio Conselho.
ART. 19. As divergências ou contendas surgidas no Conselho Paroquial de Pastoral, se não resolvidas pelo pároco, respeitando-se as instâncias, sê-las-ão pelo Bispo Diocesano, cujas decisões serão definitivas.
ART. 20. Por morte, renúncia ou transferência do Pároco o Conselho Paroquial de Pastoral fica sob a presidência do Bispo Diocesano.
ART. 21. As presentes normas, somente poderão ser modificadas, no todo ou em parte, pela Assembléia Paroquial de Pastoral e com a devida aprovação do Pároco e do Bispo Diocesano.

ESTATUTOS DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE PASTORAL – CCP DA INSTITUIÇÃO E SUAS FINALIDADES

I – DA NATUREZA

ART. 1. O conselho Comunitário de Pastoral (CCP) é o grupo de pessoas que coordena, orienta, anima e avalia os trabalhos pastorais e administrativos da Comunidade, tendo em vista a evangelização e mantém a unidade da Comunidade com a Paróquia.

II – DA FINALIDADE

ART. 2. São finalidades do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP):
2.1. Organizar e animar as Pastorais e os trabalhos da Comunidade.
2.2. Promover o entrosamento entre os vários grupos pastorais, movimentos e associações católicas que funcionam na Comunidade, conversando sobre cada um e avaliando-os.
2.3. Convocar e coordenar a Assembléia Comunitária de Pastoral, a se realizar uma vez por ano ou por convocação extraordinária.
2.4. Assessorar promoções festivas da Comunidade, Padroeiro e outras comemorações e festas religiosas.
2.5. Manter a sintonia com as demais comunidades paroquiais e a unidade com a Paróquia, para facilitar a comunhão.
2.6. Aprovar prestações de contas do tesoureiro, mediante assinaturas dos balancetes mensais, no que se refere à Comunidade.

III – DA COMPOSIÇÃO

ART. 3. São membros do CCP:
3.1. O Pároco;
3.2. O (a)Dirigente(a) Geral;
3.3. O (a) Conselheiro (a);
3.3. O (a) Secretário (a);
3.4. O (a) Tesoureiro (a);
3.5. O (a) Coordenador de cada Pastoral e Movimento presentes na Comunidade.

IV – DOS CARGOS

ART.4. O Dirigente e o Conselheiro e demais cargos serão eleitos pela Assembléia Comunitária.
ART.5. Os Coordenadores das Pastorais, dos Movimentos e das Associações Religiosas, serão escolhidos dentre os seus membros participantes.

V – DA DURAÇÃO DO MANDATO

ART. 6. Os membros do Conselho permanecerão em seus cargos por 02 (dois) anos, podendo ser reeleitos por mais 2 (dois) anos, somente.
ART. 7. As eleições do Conselho sejam realizadas por ocasião da Assembléia Comunitária.
Único: Em caso de vacância de qualquer um dos membros, proceder-se-á nova eleição para o preenchimento da respectiva vaga.

VI – DO FUNCIONAMENTO

ART. 8. O CCP reúne-se, mensalmente, e extraordinariamente, por convocação do Dirigente ou do Pároco.
ART. 9. O CCP reúne-se legitimamente com 50% dos Conselheiros.
§ Único: Para aprovação das decisões em nível de comunidade, requer-se maioria absoluta dos Conselheiros em plenário (metade mais um).
ART. 10. É Coordenado pelo Pároco ou em sua ausência pelo Dirigente ou Conselheiro da Comunidade. Em caso de impedimento destes, assume o Secretário.
ART. 11. As reuniões são abertas a outros participantes a critério do CCP, sendo que, nas decisões, só têm direito a voto as pessoas que fazem parte do CCP (cf. artigo 3).

VII – DAS FUNÇÕES

ART. 12. Do Dirigente e Conselheiro.
§ 1.º Acompanha de maneira geral, todos os trabalhos pastorais da Comunidade, dando incentivo e apoio;
§ 2.º Convoca e coordena as reuniões do CCP e a Assembléia Comunitária;
§ 3.º Acompanha os trabalhos dos outros membros do CCP;
§ 4.º Toma parte na reunião do Conselho Paroquial de Pastoral ou conforme a organização paroquial.

ART. 13. Do Secretário:
§ 1.º Faz a ata, após cada reunião do CCP;
§ 2.º É responsável de lembrar e comunicar aos Conselheiros as eventuais mudanças nas datas de reuniões do CCP;
§ 3.º Deve estar ligado a tudo que acontece na Comunidade, Paróquia, cidade e no mundo;
§ 4.º Informa sobre os assuntos gerais da Comunidade, Paróquia, Região e Diocese.

ART. 4. Do Tesoureiro:
§ 1.º Cuida, junto com o Dirigente e Conselheiro e o CCP, da distribuição dos recursos financeiros necessários aos trabalhos pastorais.
§ 2.º Movimenta o dinheiro, através da conta bancária (que deverá estar em Nome da Comunidade e nunca em nome de pessoas físicas) juntamente com o Dirigente e Conselheiro, mediante procuração do Pároco e ata da constituição do CCP.
§ 3.º Apresenta, todo final de mês, o relatório financeiro para a Comunidade e para a Paróquia, juntamente com o Dirigente e Conselheiro, enviando a porcentagem devida para a administração Paroquial, conforme o valor estabelecido.

VIII – DAS ELEIÇÕES E VOTAÇÕES

ART. 15 – Das Eleições:
§ 1.º Toda eleição seja feita por voto a descoberto. Sejam designados, com a aprovação do Conselho, dois (2) escrutinadores escolhidos dentre os Conselheiros presentes;
§ 2.º Será eleito quem obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes em plenário;
§ 3.º Depois de duas (2) eleições, sem que nenhum candidato tenha alcançado a maioria, faça-se a votação entre os dois candidatos que tiverem conseguido a maior parte dos votos. Depois da terceira votação, persistindo o empate, o voto de desempate será dado pelo Pároco.

ART. 16. Das Votações:
§ 1.º Toda votação seja feita a descoberto;
§ 2.º Aquilo que tiver agradado a maioria absoluta dos presentes em plenário, seja assumido por todos.

IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

ART. 17. As presentes normas só poderão ser alteradas pela Assembléia Paroquial de Pastoral, com a devida aprovação do Pároco e do Bispo Diocesano.

COORDENAÇÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL – CPP 

Presidentes: Pe. José Antônio da Silva e Pe. Abimar Oliveira Moraes

Coordenadores: Jefferson Profeta dos Santo

Maria de Fátima Conceição Guimarães

1.ª Secretária: Ana Maria Silva de Oliveira

2.ª Secretária: Elígia Francisca do Valle Rosa

1.º Tesoureiro: Renato Adilson

2.º Tesoureiro: Jorge da Silva

CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE PASTORAL – CCPs

SETOR 1

MATRIZ – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Dirigente: Maria Aparecida Lopes Tavares

Conselheira: Judira Rodrigues Dias

1.ª Secretária: Maria Eliane Perri Matheus

2.ª Secretária: Helenice Pereira de Barros

Tesoureira: Helena Aparecida Raul Monsores

Diretor de Patrimônio: Hélio de Souza Gondim

Catequese: Josele Machado de Avellar

Apostolado da Oração: Ana da Costa Gondim

Cursilho da Cristandade: Elena Aparecida Raul

Pastoral do Dízimo: Mário Fernandes Barreto, Renato Adilson Corrêa da Silva, Judith Santos Corrêa da Silva

Renovação Carismática: Manoelina Otaviano

Pastoral Familiar: João Evangelista e Judira Dias

Pastoral do Batismo: Ana da Costa Gondim

Pastoral Universitária: Guilherme de Souza

Ministros Leigos: Guarino Matheus Neto e Maria Eliane P. Matheus

Pastoral de Liturgia: Thaís Maria Niemeyer da Rocha Monsores

Pastoral da Saúde: Ana da Costa Gondim

Oficinas de Oração: Romilda Leite

Grupo Alcoólicos Anônimos: Paulo Fernandes Sobrinho

Bazar N. Sra. da Conceição: Maria Pardal, Sônia Cordeiro, Nair, Lígia Pontes, Sílvia Helena, Nilza Araújo

MADRUGA – SANTA RITA DE CÁSSIA

Dirigente: Romilda Aparecida Leite da Silva Moraes

Conselheira: Sônia Maria da Silva

Secretária: Salete Penha Coelho
Tesoureiro: Regina Maria Soares de Castilho

Coordenadora de Patrimônio: Maria Anita Coelho Almeida

Pastoral do Batismo: Vanda e Silva Carretiero

Pastoral do Dízimo: Maria Helena de Carvalho Souza

Pastoral da Juventude: Márcio Leonardo

Catequese: Sônia Maria Delgado Costa Lima

Pastoral da Criança: Marilza de Fátima Vasconcelos Côrtes

Pastoral da Saúde: Maria Rita de Souza Santos

Ensinar Aprendendo: Maria Amália Montela Medeiros

Bazar Santa Rita: Vera Pardal Castro

Sopão: Maria Aparecida Cipriano

Pastoral de Liturgia: Ir. Maria Bertila, RSA

Grupos de Reflexão: Dalva Ferreira da Graça

Pastoral dos Ministros: Márcia de Freitas Rocha

ESTIVA – SANTA CRUZ

Dirigente: Dione Cleide Figueira

SÃO PAULO APÓSTOLO

Dirigente: Carlos Alberto da Silva

Conselheiro: Maria das Graças da Silva Santos

Secretária: Maria das Dores P. de Moraes

Tesoureiro: Carla Bernardes Soares Lebre

MATADOURO – SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Dirigente: Maria Magdalena de Almeida Bernardes

Conselheira: Dirce Maria de Souza Pereira

Secretária: Marisa Eliane da Cunha Carvalho

1.ª Tesoureira: Zilma Bernardes Nunes Mendes

2.ª Tesoureira: Maria do Patrocínio J. F. Souza

Catequese: Neide Teixeira da Silva Mendes

Pastoral da Criança: Maria do Patrocínio J. F. Souza

Círculos Bíblicos: Maria do Patrocínio J. F. Souza

Oração do Terço: Maria das Graças Assis Penna

Pastoral do Dízimo: Maria José Vieira Medeiros

Infância Missionária: Grupo Fé e Esperança – Maria José Vieira Medeiros

SANTA AMÁLIA

Dirigente: Maria Aparecida Macário Ignácio

Conselheira: Maria Lúcia Maltez

Secretária: Rosemére da Silva Pereira

Tesoureira: Kátia Aparecida Tavares de Oliveira Souza

Catequese: Roseli da Silva Ribeiro

Movimento Mariano: Maria Aparecida Macário Ignácio

Círculos Bíblicos: Elza Tavares de Oliveira

Pastoral do Dízimo: Kátia Aparecida Tavares de Oliveira Souza

Pastoral de Liturgia: Kátia Aparecida Tavares de Oliveira Souza

SÃO JORGE

Dirigente: Inez de Oliveira Gonçalves

Conselheiro: Vera Lúcia da Silveira Gonçalves

Secretária: Virgínia Lúcia Gomes Mandaro

Tesoureiro: Geraldo Gonçalves Machado

SÃO PEDRO

Dirigente: Elza Tavares de Oliveira

Conselheiro: Lelma Aparecida Pereira de Macedo

Secretária: Vânia Nícia Moreira Vasconcellos

Tesoureiro: Rita de Cássia Tavares da Silva

SETOR 2

GRECCO – SÃO SEBASTIÃO

Dirigente: Jurandir Otaviano

Conselheira: Gilma de Oliveira Almeida Ferreira

1.ª Secretária: Dirceu Barbosa Fagundes

2.ª Secretária: Maria de Lourdes P. de Oliveira Fagundes

1.º Tesoureiro: Paulo Dias

2.º Tesoureiro: Antônio Augusto

Coordenação de Patrimônio: Paulo César Müller Santos / Lydia Lopes da Silva Affonso / Luiz Henrique Müller Santos / Enice Diamantino

Catequese: Vera Lúcia Conceição Guimarães

Pastoral do Batismo: Maria de Lourdes P. de Oliveira Fagundes

Pastoral do Dízimo: Miguel Arbs e Laurinda Barbosa

Pastoral da Acolhida: Marli Rodrigues da Silva

Pastoral de Liturgia: Manoelina da Silva F. Otaviano

Pastoral Vocacional: Maria de Fátima Conceição Guimarães

Pastoral da Saúde: Eva Coelho Bernardino

Pastoral da Criança: Andréa Margarida da Silva Veiga (Grecco) / Nívea Barbosa da Silva (Antiga Linha) / Aline da Silva Brayn (Represa)

Círculos Bíblicos: Antônio Saraiva Generoso / Maria parecida Reis da Silva / Maria de Fátima Conceição Guimarães / Maria de Lourdes P. de Oliveira Fagundes / Marilene Joana dos Reis Augusto

RUA PROJETADA

Dirigente: Vanda Maria Ramos Rosa

Conselheira: Maria de Lourdes da Silva Belizário

Secretária: Juliana Maria da Cruz

Tesoureira: Andréa da Conceição Prudêncio

POCINHOS – NOSSA SENHORA DA LUZ

Coordenadora: Ana Lúcia Leal Roma do Carmo

MANCUSI – SANTO ANTÔNIO

Dirigente: Edna Rodrigues da Silva

Conselheira: Liliam Thereza da Rocha Pereira

Secretária: Liliam Thereza da Rocha Pereira

Tesoureiro: Mauro Campos Costa

Pastoral da Criança: Edna Rodrigues da Silva

Catequese: Márcia do Carmo Silva Reis

Apostolado da Oração: Maria Amélia Lopes Tavares

Círculo Bíblico: Maria Amélia Lopes Tavares

Encontro das Famílias: Luíz Brito Teixeira

RESIDÊNCIA – SANT’ANA

Dirigente: Elígia Francisca do Valle Rosa

Conselheiros: Maria Aparecida Soares Miranda

Carlos José Domingos Pardal

1.ª Secretária: Fátima Aparecida de Souza Marques da Silva

2.ª Secretária: Patrícia da Silva

1.º Tesoureiro: Alzira de Jesus da Silva Vieira

2.ª Tesoureira: Ângela Maria de Souza Assunção

Coordenadores de Patrimônio: Nilton de Souza Severiano, José da Silva, Solange Possidônio

Pastoral do Dízimo: Aparecida de Fátima Araújo Campos

Círculo Bíblico: Solange Possidônio

Pastoral de Liturgia: Sérgio Murilo Alves do Valle

MELLO AFONSO – NOSSA SENHORA APARECIDA

Dirigente: Jefferson Profeta dos Santos

Conselheiro: Alzira de Jesus da Silva Vieira

1.ª Secretária: Cátia da Conceição

2.ª Secretária: Natália Alves Ribeiro

1.º Tesoureiro: Sueli Aparecida de Oliveira Nascimento

2.ª Tesoureira: Júlio César Delfino Cruz

Administradores de Patrimônio: Luiz Alberto de Souza Pontes, Paulo Roberto, Léa Barbosa da Silva

Catequese: Natália Alves Ribeiro

Pastoral da Juventude: Daniele Duarte dos Santos

Pastoral da Criança: Marta Fontes Vieira

Pastoral do Dízimo: Sueli Aparecida do Nascimento

Pastoral do Batismo: Ângela Assunção

Círculo Bíblico: Maria José Pardal da Cunha

Pastoral de Liturgia: Paulo Silva de Ávila

ALTO DO RIO BONITO – NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Dirigente: Ana Lúcia Freire Meirelles

Conselheira: Fátima Aparecida Goulart de Souza

Secretária: Daniela Aparecida de Almeida

Tesoureira: Maria José Di Fázio

Pastoral do Dízimo: Dulce e Maria José Di Fázio

Catequese: Eliane Delgado Ibrahim

Pastoral de Liturgia: Inês de Oliveira Gonçalves

Círculo Bíblico: Inês de Oliveira Gonçalves

SETOR 3

ESQUINA DA ALEGRIA – NOSSA SENHORA APARECIDA

Dirigente: Nilda da Silva Gomes

Conselheira: Beatriz Diogo de Oliveira

Secretário: Júlio César Braga Gomes

Tesoureira: Paulo Roberto Palace

Pastoral da Criança: Maria do Rosário / Glorinha dos Santos Pinto / Regina de Oliveira

Pastoral do Dízimo: Maria das Dores A. Gomes / Albelinda Cordeiro Moreira

Catequese: Sílvia Helena

Pastoral do Batismo: Maria das Dores A. Gomes / Glorinha dos Santos Pinto

Círculo Bíblico: Maria das Dores A. Gomes

Pastoral Litúrgica: Nelma da Silva Gomes

BACIA DE PEDRA – SÃO BENEDITO

Dirigente: Terezinha Eliza Ferreira Costa

Conselheira: Laudelina das Graças Ferreira Torres

Secretário: Leila Maranduba Soares

Tesoureiro: Ivan Luís Ferreira

Catequese: Rosilânia Rocha da Silva Santos / Terezinha Eliza Ferreira Costa

Pastoral do Dízimo: Gisele Ferreira Torres / Marília Ferreira

Pastoral de Liturgia: Letícia Maranduba Soares Ferreira

Pastoral da Criança: Letícia Maranduba Soares Ferreira / Ivan Luís Ferreira / Marli Dias Gomes

Pastoral do Batismo: Ivan Luís Ferreira e Letícia Maranduba Soares Ferreira

Apostolado da Oração: Maria das Graças M. Soares

IPIRANGA – SÃO ROQUE

Dirigente: Nilceléia Gomes Torezani

Conselheira: Maria Aparecida Ferreira de Oliveira

Secretária: Aparecida Pereira da Silva

Tesoureira: Jaqueline Ponciano Arêdes

DEMÉTRIO RIBEIRO – SANT’ANA

Dirigente: Sandra Maria Gomes Ferreira

Conselheira: Marilza de Oliveira

1.ª Secretária: Deise Maria de Souza Ferreira

Tesoureira: Carolina de Oliveira Teixeira

Pastoral Bíblica: Vicente Gonçalves

Pastoral do Batismo / Pastoral da Criança: Sandra Maria Gomes Ferreira, Clemente Ivo Ferreira e Maria Luíza

Catequese: Sandra Maria Gomes Ferreira

Coordenador de Patrimônio: Jorge Andrade

SETOR 4

PIRAUÍ – NOSSA SENHORA APARECIDA

Dirigente: Jorge Gonçalves Vieira

Conselheiro: Marcos Roberto Ramos Soares

Secretária: Cristiane Figueira Feijó

Tesoureiro: Marcos Roberto Ramos Soares

Coordenadora de Patrimônio: Doralinda de V. Teixeira

Pastoral de Liturgia / Pastoral da Juventude: Ricardo Feijó Gonçalves

Pastoral do Batismo / Círculo Bíblico / Pastoral da Juventude: Marcos Roberto Ramos Soares

Pastoral do Terço: Sebastiana Aparecida Feijó

CAPIM ANGOLA – DIVINO SALVADOR

Dirigente: Francisco Coutinho Soares

Demais informações não fornecidas pela Comunidade

FERREIROS – SÃO SEBASTIÃO

Dirigente: Luís Antônio Duarte Pereira

Conselheira: Célia Regina Carvas Sant’Anna

Secretária: Alessandra de Almeida Carvas

Tesoureira: Marinez Sant’Anna Lucchesi

Demais informações não fornecidas pela Comunidade

SETOR 5

MASSAMBARÁ – NOSSA SENHORA APARECIDA

Dirigente: Adão da Silva Luiz

Conselheiro: Wilani Guimarães da Silva

1.ª Secretária: Jane Carla Belchior dos Reis

2.ª Secretária: Liliane Assumpção F. Fraga

1.ª Tesoureira: Cléa Maria Machado Brum

2.º Tesoureiro: Cosme Roberto Dias de Castro

Pastoral do Dízimo: Lindalva Vasconcellos

Pastoral do Batismo: Cléa Maria Machado Brum

Pastoral Familiar: João Henrique e Carmem Lúcia

Pastoral de Liturgia: Altair Conrado e Cristina Maria

Pastoral da Juventude: Alessandro Conrado

Pastoral da criança: Lindalva Vasconcellos

Catequese: Jane Carla Belchior

Círculo Bíblico: João Henrique e Carmem Lúcia

Grupo de Oração: Cristina Maria

CANANÉA – NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

Dirigente: José Wilson P. Marcondes

Conselheira: Maria Elisa Rodrigues de Castro

Demais informações não fornecidas pela Comunidade

ALIANÇA – SANT’ANA

Coordenadora: Maria Basilina

Demais informações não fornecidas pela Comunidade

PASTORAIS / MOVIMENTOS / SERVIÇOS

PASTORAL FAMILIAR

Coordenadores: João Evangelista Pereira Dias e

Judira Rodrigues Dias

PASTORAL DE LITURGIA E DO BATISMO

Coordenadora: Thaís Maria Niemeyer da Rocha Monsores

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

Coordenadora: Manoelina da Silva Ferreira Otaviano

Vice-Coordenadora: Aline Araújo Soares

Secretário: Ana Paula dos Reis Arcanjo

Tesoureira: Marlene de Castro Belchior

PASTORAL BÍBLICA

Coordenadora: Fátima Aparecida de Almeida Santos

PASTORAL DA SAÚDE

Coordenadora: Ana da Costa Gondim

PASTORAL VOCACIONAL

Coordenadora: Maria de Fátima Conceição Guimarães

PASTORAL DA SOBRIEDADE

Coordenadora: Delma de Freitas Lima

Secretário: Antônio de Freitas Júnior

PASTORAL CATEQUÉTICA

Coordenadoras: Lúcia Magali Caputi

Neuza Maria Fagundes dos Reis

PASTORAL DA JUVENTUDE

Coordenadora: Danielle Duarte dos Santos

Vice-Coordenadora: Rosângela de Freitas Carvalho

PASTORAL DA CRIANÇA

Coordenadora: Geralda Ângela Monsores dos Santos

Vice-Coordenadora: Maria do Patrocínio J. F. de Souza

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

Coordenadora: Romilda Aparecida Leite da Silva Moraes

PASTORAL POLÍTICA

Animadora: Thaís Maria Niemeyer da Rocha Monsores

PASTORAL DA EDUCAÇÃO E ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR

Coordenador: (vacante)

PASTORAL MISSIONÁRIAS

Animadores: Clemente Ivo Ferreira e Sandra Maria Gomes Ferreira

CAMPANHA DA ESPERANÇA

Coordenadora: Ir. Maria Agathangela Caliman, RSA

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Animadora: Ana Maria Silva de OliveiraA

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Coordenadora: Ana da Costa Gondim

MOVIMENTO MARIANO

Coordenadora: Maria Aparecida Macário Ignácio

CURSILHOS DA CRISTANDADE

Coordenadora: Elena Aparecida Raul

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS – A. A.

Coordenador: Paulo Fernandes Sobrinho

PROJETO ENSINAR APRENDENDO

Coordenadora: Maria Amália Montela Medeiros